ESCOLA ESTADUAL DE Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner
PROFESSOR ELABORADOR
DURVAL RABELO GUIMARÃES FILHO[i]
TEMA
A HIPERMÍDIA E O APRENDIZADO ESCOLAR COM A PRODUÇÕES DE BLOGs E MULTIMÍDIAS PEDAGÓGICAS
CAMPO GRANDE, MS, DEZEMBRO DE 2011
OBJETIVO GERAL
Analisar os recursos pedagógicos existentes através da hipermídia, avaliando sua eficácia pedagógica e eventuais problemas na sua utilização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar e analisar a prática pedagógica com a utilização dos recursos das TICs.
Promover a produção hipertextual
Incentivar a leitura, interpretação e produção da multimídia para alimentação de sites e a criação de blogs, por parte dos alunos e do professor de Literatura.
JUSTIFICATIVA
A partir do Projeto Elo[1], do qual transcreve-se o aparte “surgiu da necessidade de implementar na Escola Estadual Pe. João Greiner uma prática educomunicativa mais eficiente, principalmente na área de códigos e linguagens, visto que buscamos despertar e potencializar a capacidade expressiva dos alunos e professores melhorando o coeficiente comunicativo da escola como um todo”, a escola passou a constar com um site, o Greinernet e neste um jornal on-line, o Boca do Greiner. Com o passar dos anos, a atualização e mesmo o aproveitamento dos recursos pedagógicos pelos alunos foram sendo deixados de lado. Para mudar esta realidade, promover novamente a integração da mídia e fortalecer a comunicação, como um todo, resolvemos aprimorar a prática educomunicativa, através da utilização do hipertexto e hipermídia, Assim, o caminho proposto é através da produção de blogs, tendo em vista sua facilidade na criação, manutenção e recursos pedagógicos disponíveis.
ETAPAS DO PROJETO
Primeiro momento:
Apresentar a ideia aos alunos de se trabalhar a Literatura mais efetivamente, utilizando-se dos recursos das TICs para se promover uma aula diferenciada, a fim de levar o conhecimento com metodologia construtivista, oferecendo o protagonismo juvenil, através da produção hipertextual.
Segundo momento:
A partir dos textos clássicos, pertinentes a cada ano da Literatura, os alunos farão uma pesquisa utilizando-se da Internet. Cito agora alguns exemplos de conteúdos relativos ao 1º ano: Deuses mitológicos; Vida e obra de Camões; A carta de Pero Vaz de Caminha etc. Assim procedendo, da mesma forma, selecionando, a partir do conteúdo curricular, os textos clássicos da literatura, até chegar ao 3º ano do Ensino Médio.
Terceiro momento:
Com a pesquisa feita, monta-se logo de início uma apresentação em Power Point, posteriormente um vídeo no Movie Maker, Enquanto isso o professor, através de seu site e blog, orienta os alunos quanto as diversas etapas do processo de aprendizagem.
Quarto momento:
Propõe-se a criação de um blog: Multimídia Greiner, onde serão postadas atividades para cada ano em que o professor leciona na escola e a abertura de uma conta em rede social com os alunos e que, por sua vez, farão links no blog da sala e no do professor e consequentemente nos dos demais colegas, promovendo assim a socialização do conhecimento adquirido.
Quinto momento:
Com as atividades desenvolvidas através das pesquisas e transformadas em apresentações, vídeos, hipertextos e hipermídia, toda essa produção será postada nos blogs para a eventual troca de experiência e devolutiva para a sociedade do saber apreendido.
Sexto momento:
Durante a execução do projeto, far-se-á uma pesquisa para avaliar a eficácia pedagógica da hipermídia no ambiente escolar. Também uma crítica em relação ao site Greinernet e ao jornal on-line, o Boca do Greiner, que com o passar dos anos tiveram sua atualização e mesmo o aproveitamento dos recursos pedagógicos sendo deixados de lado, no que resultou em sua extinção.
Sétimo momento:
Finalizar o trabalho desenvolvido com a publicação de notícias a serem veiculadas num jornal informativo, confeccionado a partir dos agentes envolvidos, onde, além da divulgação do blog das atividades desenvolvidas em sala de aula, farão uma crítica quanto à metodologia de ensino e aprendizagem e ao resultado esperado de aquisição do conhecimento.
METODOLOGIA
Hernández (2009) critica a maneira de lecionar em que o professor assume uma postura meramente transmissiva e sugere que tanto o professor quanto o educando se transformem num pesquisador. Com o aluno assumindo uma postura de sujeito do processo, abandonando a passividade de ser mero receptor, assim a aprendizagem realmente acontece.
A teoria da educomunicação norteou a criação do site escolar Greinernet e é por nós estudada, com mais afinco, desde a monografia de conclusão de curso de GUIMARÃES FILHO (2006, p..57), onde defendemos sua utilização para “democratizar a comunicação entre os membros da comunidade escolar, desde o zelador até o diretor, passando pelos pais e alunos; fortalecendo o diálogo, a tomada de consciência crítica e criativa” de todos.
Portanto, a perspectiva teórica do projeto é a educomunicação, nova área de intervenção social que alia comunicação com educação, a fim de propiciar ao aluno o protagonismo e uma maior capacidade de fazer “leitura crítica” das diferentes mídias.
Paulo Freire com sua pedagogia defende a postura do professor como mediador, alguém que, a partir do conhecimento do aluno, favorece o aprendizado incentivando a ser um sujeito ativo, sempre a partir das suas próprias experiências. Assim sendo, trabalhar com hipertexto e hipermídia aprimora o aprendizado a partir destas perspectivas acima apresentadas.
CONTEÚDOS
Comunicação midiática
Produção de texto e de hipermídia
Texto literário, a mitologia e a intertextualidade
Classicismo
Literatura de informação
Períodos literários, autores e obras
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Literatura
Língua Portuguesa
ANOS
Todas os anos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º)
TEMPO ESTIMADO
Ano letivo de 2012
MÍDIAS ENVOLVIDAS
site;
blog;
jornal.
A utilização do site escolar e do blog como ferramenta pedagógica é muito viável, tendo em vista que nossos alunos, a grande maioria, nasceram já inseridos num ambiente altamente tecnológico. Sabemos que existe uma diferenciação de site e blog, porém ambos podem ser úteis na educação. O site exige mais conhecimento de programação HTML, PHP, CCS, SQL, entre outras; consequentemente uma maior capacitação do autor, porém oferece mais recursos para desenvolver a criatividade. O blog está deixando de ser um diário virtual e tornando-se, cada vez mais, um ótimo recurso pedagógico que pode ser utilizado tanto por alunos, como espaço de publicação e autoria, quanto por professores e escolas, com grandes possibilidades como as alencadas pela EE Paulina Rosa:
· fornecer e armazenar materiais de consulta para os alunos;
· criar atividades que os alunos possam acessar de suas casas e entregar via Internet;
· criar “bibliotecas” de atividades e materiais que ficam disponíveis de um ano para outro, poupando espaço e recursos;
· divulgar o seu trabalho e torná-lo transparente para os pais dos alunos e para a comunidade toda;
· interagir com outros professores de sua área e trocar informações, links, materiais, atividades, etc.;
· melhorar seu relacionamento com os alunos e fornecer a eles maior possibilidade de acesso ao professor. (NA PAUTA, 2011)
A partir do site e do blog do professor, será proposto a criação do blog de cada turma e também o blog de cada grupo de alunos para que utilizem da hipermídia, com postagem de fotos em movimento, vídeos em flash, atividades em Power Point .
CONCEPÇÃO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Ao se trabalhar pedagogicamente com a mídia na escola, em muito favorece a utilização da metodologia de projetos, portanto requer uma prática construtivista na construção do conhecimento.
Paulo Freire com sua pedagogia, defende a postura do professor como mediador, alguém que a partir do conhecimento do aluno favorece o seu aprendizado, sempre a partir das suas próprias experiências.
Já Piaget, em seu modelo construtivista, favorece a construção do conhecimento pelo educando oferecendo-lhe o protagonismo juvenil. Uma postura ativa, muito diferente da postura transmissiva, já estudada.
Para conhecer a Concepção Construtivista, novamente recorremos a LIMA:
o interesse reside, sobretudo, nas condições de construção do conhecimento pelo aluno, o que lhe confere um status diferente daquele subjacente às concepções precedentes. Aprender significa, portanto, construir conhecimentos. [...] o aluno aprende através de sua interação com a situação (o problema). A confrontação a uma nova situação pode provocar um desequilíbrio, quer dizer, um conflito que o levará a uma regressão provisória de seu estado de conhecimento sobre a noção em jogo. A pesquisa pela solução desta situação pode possibilitar a reequilibração e a modificação dos esquemas, favorecendo a construção de um novo conhecimento a partir dos processos de assimilação e acomodação. (LIMA, 2009, p. 62)
Cabe, portanto, ao professor ou aos alunos levantar um problema a fim de que se busque uma solução proporcionando sempre uma situação de aprendizagem. Segundo LIMA, "Se o professor objetiva levá-lo a uma situação de aprendizagem, deve antecipar os conflitos que podem surgir, com vistas a auxiliar na superação". (2009, p. 63).
Dentro desta perspectiva utilizaremos esta concepção que favorece um constante diálogo com os alunos e professores e que nos levará para a uma reformulação durante o processo, caso necessário, e facilitará a avaliação dos resultados.
AVALIAÇÃO
Será proposto um constante diálogo com os alunos para que eles participem efetivamente dando sugestões, fazendo leituras e produzindo textos. Através do efetivo empenho dos alunos, das notícias criadas, poemas, críticas e da multimídia eles serão avaliados durante todo o processo, com uma nota de zero a dez.
Os registros das atividades serão feitos pelos alunos e professores envolvidos no projeto, por meio das publicações no site, blogs e no jornal.
RECURSOS
Trinta notebooks com acesso à Internet;
Valor da publicação de 500 exemplares do jornal.
REFERÊNCIA
GUIMARÃES FILHO, D. R. Educar nas ondas da comunicação. 2006. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2006.
LIMA, I. Prática Docente: conhecimentos que influenciam as decisões didáticas tomadas por professores. In DIAS, A. A; MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S. (Orgs.). Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social: currículo, formação docente e diversidades socioculturais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. Vol. 1, p. 51-67.
NA PAUTA, Uso pedagógico do blog – o Edublog. Professor na Pauta - Inclusão Digital e WebSocial de Educadores. Disponível em: < http://professor.napauta.com/?cat=9> Acesso em: 28 Jul. 2011.
[i] Projeto adaptado a partir de A HIPERMÍDIA E O APRENDIZADO ESCOLAR ATRAVÉS DE UM SITE, BLOGs E DE UM JORNAL ON-LINE, por nós apresentado à UFMS no CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - 2011/2012.