ESCOLA ESTADUAL DE Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner
PROFESSOR ELABORADOR
DURVAL RABELO GUIMARÃES FILHO[i]
TEMA
A HIPERMÍDIA E O APRENDIZADO ESCOLAR COM A PRODUÇÕES DE BLOGs E MULTIMÍDIAS PEDAGÓGICAS
CAMPO GRANDE, MS, DEZEMBRO DE 2011
OBJETIVO GERAL
Analisar os recursos pedagógicos existentes através da hipermídia, avaliando sua eficácia pedagógica e eventuais problemas na sua utilização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar e analisar a prática pedagógica com a utilização dos recursos das TICs.
Promover a produção hipertextual
Incentivar a leitura, interpretação e produção da multimídia para alimentação de sites e a criação de blogs, por parte dos alunos e do professor de Literatura.
JUSTIFICATIVA
A partir do Projeto Elo[1], do qual transcreve-se o aparte “surgiu da necessidade de implementar na Escola Estadual Pe. João Greiner uma prática educomunicativa mais eficiente, principalmente na área de códigos e linguagens, visto que buscamos despertar e potencializar a capacidade expressiva dos alunos e professores melhorando o coeficiente comunicativo da escola como um todo”, a escola passou a constar com um site, o Greinernet e neste um jornal on-line, o Boca do Greiner. Com o passar dos anos, a atualização e mesmo o aproveitamento dos recursos pedagógicos pelos alunos foram sendo deixados de lado. Para mudar esta realidade, promover novamente a integração da mídia e fortalecer a comunicação, como um todo, resolvemos aprimorar a prática educomunicativa, através da utilização do hipertexto e hipermídia, Assim, o caminho proposto é através da produção de blogs, tendo em vista sua facilidade na criação, manutenção e recursos pedagógicos disponíveis.
ETAPAS DO PROJETO
Primeiro momento:
Apresentar a ideia aos alunos de se trabalhar a Literatura mais efetivamente, utilizando-se dos recursos das TICs para se promover uma aula diferenciada, a fim de levar o conhecimento com metodologia construtivista, oferecendo o protagonismo juvenil, através da produção hipertextual.
Segundo momento:
A partir dos textos clássicos, pertinentes a cada ano da Literatura, os alunos farão uma pesquisa utilizando-se da Internet. Cito agora alguns exemplos de conteúdos relativos ao 1º ano: Deuses mitológicos; Vida e obra de Camões; A carta de Pero Vaz de Caminha etc. Assim procedendo, da mesma forma, selecionando, a partir do conteúdo curricular, os textos clássicos da literatura, até chegar ao 3º ano do Ensino Médio.
Terceiro momento:
Com a pesquisa feita, monta-se logo de início uma apresentação em Power Point, posteriormente um vídeo no Movie Maker, Enquanto isso o professor, através de seu site e blog, orienta os alunos quanto as diversas etapas do processo de aprendizagem.
Quarto momento:
Propõe-se a criação de um blog: Multimídia Greiner, onde serão postadas atividades para cada ano em que o professor leciona na escola e a abertura de uma conta em rede social com os alunos e que, por sua vez, farão links no blog da sala e no do professor e consequentemente nos dos demais colegas, promovendo assim a socialização do conhecimento adquirido.
Quinto momento:
Com as atividades desenvolvidas através das pesquisas e transformadas em apresentações, vídeos, hipertextos e hipermídia, toda essa produção será postada nos blogs para a eventual troca de experiência e devolutiva para a sociedade do saber apreendido.
Sexto momento:
Durante a execução do projeto, far-se-á uma pesquisa para avaliar a eficácia pedagógica da hipermídia no ambiente escolar. Também uma crítica em relação ao site Greinernet e ao jornal on-line, o Boca do Greiner, que com o passar dos anos tiveram sua atualização e mesmo o aproveitamento dos recursos pedagógicos sendo deixados de lado, no que resultou em sua extinção.
Sétimo momento:
Finalizar o trabalho desenvolvido com a publicação de notícias a serem veiculadas num jornal informativo, confeccionado a partir dos agentes envolvidos, onde, além da divulgação do blog das atividades desenvolvidas em sala de aula, farão uma crítica quanto à metodologia de ensino e aprendizagem e ao resultado esperado de aquisição do conhecimento.
METODOLOGIA
Hernández (2009) critica a maneira de lecionar em que o professor assume uma postura meramente transmissiva e sugere que tanto o professor quanto o educando se transformem num pesquisador. Com o aluno assumindo uma postura de sujeito do processo, abandonando a passividade de ser mero receptor, assim a aprendizagem realmente acontece.
A teoria da educomunicação norteou a criação do site escolar Greinernet e é por nós estudada, com mais afinco, desde a monografia de conclusão de curso de GUIMARÃES FILHO (2006, p..57), onde defendemos sua utilização para “democratizar a comunicação entre os membros da comunidade escolar, desde o zelador até o diretor, passando pelos pais e alunos; fortalecendo o diálogo, a tomada de consciência crítica e criativa” de todos.
Portanto, a perspectiva teórica do projeto é a educomunicação, nova área de intervenção social que alia comunicação com educação, a fim de propiciar ao aluno o protagonismo e uma maior capacidade de fazer “leitura crítica” das diferentes mídias.
Paulo Freire com sua pedagogia defende a postura do professor como mediador, alguém que, a partir do conhecimento do aluno, favorece o aprendizado incentivando a ser um sujeito ativo, sempre a partir das suas próprias experiências. Assim sendo, trabalhar com hipertexto e hipermídia aprimora o aprendizado a partir destas perspectivas acima apresentadas.
Comunicação midiática
Produção de texto e de hipermídia
Texto literário, a mitologia e a intertextualidade
Classicismo
Literatura de informação
Períodos literários, autores e obras
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Literatura
Língua Portuguesa
ANOS
Todas os anos do Ensino Médio (1º, 2º e 3º)
TEMPO ESTIMADO
Ano letivo de 2012
MÍDIAS ENVOLVIDAS
site;
blog;
jornal.
A utilização do site escolar e do blog como ferramenta pedagógica é muito viável, tendo em vista que nossos alunos, a grande maioria, nasceram já inseridos num ambiente altamente tecnológico. Sabemos que existe uma diferenciação de site e blog, porém ambos podem ser úteis na educação. O site exige mais conhecimento de programação HTML, PHP, CCS, SQL, entre outras; consequentemente uma maior capacitação do autor, porém oferece mais recursos para desenvolver a criatividade. O blog está deixando de ser um diário virtual e tornando-se, cada vez mais, um ótimo recurso pedagógico que pode ser utilizado tanto por alunos, como espaço de publicação e autoria, quanto por professores e escolas, com grandes possibilidades como as alencadas pela EE Paulina Rosa:
· fornecer e armazenar materiais de consulta para os alunos;
· criar atividades que os alunos possam acessar de suas casas e entregar via Internet;
· criar “bibliotecas” de atividades e materiais que ficam disponíveis de um ano para outro, poupando espaço e recursos;
· divulgar o seu trabalho e torná-lo transparente para os pais dos alunos e para a comunidade toda;
· interagir com outros professores de sua área e trocar informações, links, materiais, atividades, etc.;
· melhorar seu relacionamento com os alunos e fornecer a eles maior possibilidade de acesso ao professor. (NA PAUTA, 2011)
A partir do site e do blog do professor, será proposto a criação do blog de cada turma e também o blog de cada grupo de alunos para que utilizem da hipermídia, com postagem de fotos em movimento, vídeos em flash, atividades em Power Point .
CONCEPÇÃO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Ao se trabalhar pedagogicamente com a mídia na escola, em muito favorece a utilização da metodologia de projetos, portanto requer uma prática construtivista na construção do conhecimento.
Paulo Freire com sua pedagogia, defende a postura do professor como mediador, alguém que a partir do conhecimento do aluno favorece o seu aprendizado, sempre a partir das suas próprias experiências.
Já Piaget, em seu modelo construtivista, favorece a construção do conhecimento pelo educando oferecendo-lhe o protagonismo juvenil. Uma postura ativa, muito diferente da postura transmissiva, já estudada.
Para conhecer a Concepção Construtivista, novamente recorremos a LIMA:
o interesse reside, sobretudo, nas condições de construção do conhecimento pelo aluno, o que lhe confere um status diferente daquele subjacente às concepções precedentes. Aprender significa, portanto, construir conhecimentos. [...] o aluno aprende através de sua interação com a situação (o problema). A confrontação a uma nova situação pode provocar um desequilíbrio, quer dizer, um conflito que o levará a uma regressão provisória de seu estado de conhecimento sobre a noção em jogo. A pesquisa pela solução desta situação pode possibilitar a reequilibração e a modificação dos esquemas, favorecendo a construção de um novo conhecimento a partir dos processos de assimilação e acomodação. (LIMA, 2009, p. 62)
Cabe, portanto, ao professor ou aos alunos levantar um problema a fim de que se busque uma solução proporcionando sempre uma situação de aprendizagem. Segundo LIMA, "Se o professor objetiva levá-lo a uma situação de aprendizagem, deve antecipar os conflitos que podem surgir, com vistas a auxiliar na superação". (2009, p. 63).
Dentro desta perspectiva utilizaremos esta concepção que favorece um constante diálogo com os alunos e professores e que nos levará para a uma reformulação durante o processo, caso necessário, e facilitará a avaliação dos resultados.
AVALIAÇÃO
Será proposto um constante diálogo com os alunos para que eles participem efetivamente dando sugestões, fazendo leituras e produzindo textos. Através do efetivo empenho dos alunos, das notícias criadas, poemas, críticas e da multimídia eles serão avaliados durante todo o processo, com uma nota de zero a dez.
Os registros das atividades serão feitos pelos alunos e professores envolvidos no projeto, por meio das publicações no site, blogs e no jornal.
RECURSOS
Trinta notebooks com acesso à Internet;
Valor da publicação de 500 exemplares do jornal.
REFERÊNCIA
FERNANDO Hernández. Disponível em: http://www.centrorefeducacional. com.br/fehernan.htm>. Acesso em: 12 jul. 2009.
GUIMARÃES FILHO, D. R. Educar nas ondas da comunicação. 2006. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2006.
LIMA, I. Prática Docente: conhecimentos que influenciam as decisões didáticas tomadas por professores. In DIAS, A. A; MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S. (Orgs.). Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social: currículo, formação docente e diversidades socioculturais. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009. Vol. 1, p. 51-67.
NA PAUTA, Uso pedagógico do blog – o Edublog. Professor na Pauta - Inclusão Digital e WebSocial de Educadores. Disponível em: < http://professor.napauta.com/?cat=9> Acesso em: 28 Jul. 2011.
SED. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=351&id_reg=32&voltar=lista&site_reg=98&id_comp_orig=351. Acesso em 28/ jul. 2011.
[1] Site da SED http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=351&id_reg=32&voltar=lista&site_reg=98&id_comp_orig=351> Acesso em 28 jul. 2011.
[i] Projeto adaptado a partir de A HIPERMÍDIA E O APRENDIZADO ESCOLAR ATRAVÉS DE UM SITE, BLOGs E DE UM JORNAL ON-LINE, por nós apresentado à UFMS no CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - 2011/2012.
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