Aula Programada:
Pré-Modernismo (
1902 a
1922) Contexto histórico:
è O séc. XX iniciou-se sob o signo da euforia
resultante dos avanços tecnológicos. A luz elétrica, o telefono, o automóvel,
etc.
è A república, recém-proclamada precisava
consolidar-se.
è A mão-de-obra escrava passava a ser
substituída pela do imigrante. O país urbanizava-se.
è O pré-modernismo não chegou a ser
propriamente uma escola literária, foi mais um período de transição das escolas
anteriores para o Modernismo.
è Os escritores tinham por objetivo fazer a
denúncia dos problemas da sociedade. Por isso apresentam os tipos humanos
marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os
mulatos;
è As obras retratam as tensões sócio-políticas
da época – Antecipação modernista.
è Autores e obras:
– Euclides da Cunha; obra:
Os Sertões – Nordestino esquecido,
denuncia o genocídio ocorrido durante a Guerra de Canudos, interior da Bahia.
– Monteiro Lobato; mostra a decadência da região do Vale do
Paraíba- SP; a miséria física e cultural do homem do campo.
– Lima
Barreto; obra: Triste Fim de Policarpo Quaresma; discriminação racial e corrupção
política, Rio de Janeiro .
– Graça Aranha; obra: Canaã, conflito da colonização
alemã, Espírito Santo.
– Augusto
dos Anjos; principal poeta. Tradicional quanto à estrutura do texto poético
(soneto), moderno e inovador quanto ao tema.
Responda no caderno
1) Uma atitude
comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de
Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Qual é essa
postura (característica) literária?
2) Escreva um parágrafo sobre as principais características do Pré-Modernismo.
3) Sobre o Pré-Modernismo..Coloque V ou F
( ) Abrange as primeiras décadas do século XX, época em que a mentalidade
política de nosso país era republicana, positivista e liberal.
( ) Na
época, ocorriam no país diversas revoltas: Guerra de Canudos, Revolta da
Chibata, Revolta da Vacina, Guerra do Contestado.
( ) Foi
um período marcado pela paz em território nacional e pela ausência de novas
produções literárias.
( ) Foi um período marcado pelo nacionalismo e pela preocupação com as
questões sociais do país.
TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
è PERSONAGEM: principal: Major Quaresma
è ESPAÇO:
Rio de Janeiro – bairro e subúrbios do RJ / Sítio sossego na cidade de
Curuzu.
è TEMPO:
4 primeiros anos de República – Governo de Floriano Peixoto (período de
intensa turbulência)
è FOCO NARRATIVO: 3ª pessoa – narrador
onisciente
è LINGUAGEM: estilo leve, fluente – antecipação
modernista
è ENREDO: Conta-nos a saga de um nacionalista
ingênuo, fanático, visionário, cativante
– A caricatura do Brasil é apresentada ao leitor através de seus três
projetos nacionalistas:
1-
CULTURAL - identidade idiomática tupi-guarani
como língua oficial; - valorização do folclore, modinhas, cantigas e do violão.
2- AGRÁRIO: -
supervalorização do campo : solo, clima e da vegetação do Brasil; analisar as causas
do êxodo rural e da desvalorização da produção primária.
- descaso governamental com o
trabalho rural
- Má distribuição de terra.
3-POLÍTICO: - corrupção e o abuso de poder /
ditadura / militarismo / - cabide de emprego / favores / injustiças / desordem
governamental / impunidade.
Exercício:
1) A obra de Lima Barreto:
a) É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana
paulista antes da década de 20.
b) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da
nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa
problemática.
c) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada
precursora do romance regionalista moderno.
d) É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande
consciência critica de problemas
brasileiros.
e) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e
ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira
geração modernista.
02) Nas duas primeiras décadas
de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão
diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade
brasileira.
d) A prática de um experimentalismo lingüístico radical.
e) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico.
3) Qual era o objetivo de
Policarpo Quaresma?
a) Estudar muito, para conseguir um dia
presidir sua nação.
b) Fazer propaganda política
pelas ruas, para eleger um novo presidente.
c) Casar sua irmã, pois já
estava com uma idade avançada e não queria morrer solteira.
d) Casar-se com uma das filhas
de seu vizinho, o Albernaz.
e) Declarar o Tupi-Guarani como
a língua oficial do Brasil.
Leia e responda abaixo: Desde
dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de
estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que
fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do
Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não.
Lembrou-se das coisas do tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas...
Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma! O tupi encontrou a incredulidade geral, o
riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura?
Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros.
Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara?
Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater
como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua
vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções. A
pátria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele no silêncio de
seu gabinete.
4) No fragmento destacado, a
reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas
evidencia que
a) a dedicação de Policarpo Quaresma ao
conhecimento da natureza brasileira levou-o a estudar inutilidades, mas
possibilitou-lhe uma visão mais ampla do país
b) a curiosidade em relação aos heróis da pátria
levou-o ao ideal de prosperidade e democracia que o personagem encontra no
contexto republicano.
c) a construção
de uma pátria a partir de elemento míticos, como a cordialidade do povo, a
riqueza do solo e a pureza linguística, conduz à frustração ideológica.
d) a propensão
do brasileiro ao riso, ao escárnio, justifica a reação de decepção e
desistência de Policarpo Quaresma, que prefere resguardar-se em seu gabinete
e) a certeza da fertilidade da terra e da
produção agrícola incondicional faz parte de um projeto ideológico
salvacionista, tal como foi difundido na época do autor.
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