domingo, 22 de março de 2015

PRÉ-MODERNISMO

Aula Programada:
Pré-Modernismo ( 1902  a  1922) Contexto histórico:

è   O séc. XX iniciou-se sob o signo da euforia resultante dos avanços tecnológicos. A luz elétrica, o telefono, o automóvel, etc.
è   A república, recém-proclamada precisava consolidar-se. 
è   A mão-de-obra escrava passava a ser substituída pela do imigrante. O país urbanizava-se.
è   O pré-modernismo não chegou a ser propriamente uma escola literária, foi mais um período de transição das escolas anteriores para o Modernismo.
è   Os escritores tinham por objetivo fazer a denúncia dos problemas da sociedade. Por isso apresentam os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos;
è   As obras retratam as tensões sócio-políticas da época – Antecipação modernista.
è   Autores e obras:

 – Euclides da Cunha;  obra: Os Sertões  – Nordestino esquecido, denuncia o genocídio ocorrido durante a Guerra de Canudos, interior da Bahia.
– Monteiro Lobato; mostra a decadência da região do Vale do Paraíba- SP; a miséria física e cultural do homem do campo.
–  Lima Barreto;  obra: Triste Fim de Policarpo Quaresma; discriminação racial e corrupção política, Rio de Janeiro .
– Graça Aranha; obra: Canaã, conflito da colonização alemã,  Espírito Santo.
–  Augusto dos Anjos; principal poeta. Tradicional quanto à estrutura do texto poético (soneto), moderno e inovador quanto ao tema.

Responda no caderno
1) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Qual é essa postura (característica) literária?
2) Escreva um parágrafo sobre as principais características  do Pré-Modernismo.
3) Sobre o Pré-Modernismo..Coloque V ou F
(     ) Abrange as primeiras décadas do século XX, época em que a mentalidade política de nosso país era republicana, positivista e liberal.
(     ) Na época, ocorriam no país diversas revoltas: Guerra de Canudos, Revolta da Chibata, Revolta da Vacina, Guerra do Contestado.
(    ) Foi um período marcado pela paz em território nacional e pela ausência de novas produções literárias.
(     ) Foi um período marcado pelo nacionalismo e pela preocupação com as questões sociais do país.

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
è   PERSONAGEM: principal:   Major Quaresma
è   ESPAÇO:  Rio de Janeiro – bairro e subúrbios do RJ / Sítio sossego na cidade de Curuzu.
è   TEMPO:  4 primeiros anos de República – Governo de Floriano Peixoto (período de intensa turbulência)
è   FOCO NARRATIVO: 3ª pessoa – narrador onisciente
è   LINGUAGEM: estilo leve, fluente – antecipação modernista
è   ENREDO: Conta-nos a saga de um nacionalista ingênuo, fanático, visionário, cativante
A caricatura do Brasil é apresentada ao leitor através de seus três projetos nacionalistas:
  1-   CULTURAL  - identidade idiomática tupi-guarani como língua oficial; - valorização do folclore, modinhas, cantigas e do violão.
2- AGRÁRIO: - supervalorização do campo : solo, clima e da vegetação do Brasil; analisar as causas do êxodo rural e da desvalorização da produção primária.
- descaso governamental com o trabalho rural
- Má distribuição de terra.
3-POLÍTICO: - corrupção e o abuso de poder / ditadura / militarismo / - cabide de emprego / favores / injustiças / desordem governamental /  impunidade.

Exercício:
1) A obra de Lima Barreto:
a) É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 20.
b) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática.
c) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno.
d) É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência critica de problemas
brasileiros.
e) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista.
02) Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de um experimentalismo lingüístico radical.
e) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico.
3) Qual era o objetivo de Policarpo Quaresma?
a)  Estudar muito, para conseguir um dia presidir sua nação.
b)  Fazer propaganda política pelas ruas, para eleger um novo presidente.
c)  Casar sua irmã, pois já estava com uma idade avançada e não queria morrer solteira.
d)  Casar-se com uma das filhas de seu vizinho, o Albernaz.
e)  Declarar o Tupi-Guarani como a língua oficial do Brasil.

Leia e responda abaixo: Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das coisas do tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!  O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções. A pátria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete.
4) No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia que
a)  a dedicação de Policarpo Quaresma ao conhecimento da natureza brasileira levou-o a estudar inutilidades, mas possibilitou-lhe uma visão mais ampla do país
b)   a curiosidade em relação aos heróis da pátria levou-o ao ideal de prosperidade e democracia que o personagem encontra no contexto republicano.
c) a construção de uma pátria a partir de elemento míticos, como a cordialidade do povo, a riqueza do solo e a pureza linguística, conduz à frustração ideológica.
d) a propensão do brasileiro ao riso, ao escárnio, justifica a reação de decepção e desistência de Policarpo Quaresma, que prefere resguardar-se em seu gabinete
e)  a certeza da fertilidade da terra e da produção agrícola incondicional faz parte de um projeto ideológico salvacionista, tal como foi difundido na época do autor.

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