segunda-feira, 23 de março de 2015

Segunda Geração Romântica

Aula Programada / prof. Durval Filho

A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século”.  A segunda geração baseou-se em uma arte totalmente voltada para o desapego a este nacionalismo da primeira e “mergulhou” em um exacerbado sentimentalismo e pessimismo doentio como forma de escapar da realidade e dos problemas que assolavam a sociedade na época.
Sofreu a influência do poeta Byron, impregnada de egocentrismo, negativismo, boemia, pessimismo, dúvida e tédio constante. Seu tema preferido é a fuga da realidade, que se manifesta na idealização da infância, nas virgens sonhadas e na exaltação da morte. Autores:
- Álvares de Azevedo: nasceu em 1831 e, antes de contemplar 21 anos, morreu de tuberculose.
Adolescente dilacerado por seus conflitos íntimos, representa a experiência humana mais dramática do nosso Romantismo. Sua obra gira em torno da morte, do amor idealizado, do tédio, a impotência diante do mundo. Seu livro de contos  Noite na Taverna  é uma narrativa composta por cinco histórias, ao estilo gótico, sobre cinco homens que relatam, em um bar, histórias de terror vivenciadas pelos mesmos.  Obras: Lira dos Vinte anos; O Conde Lopo; Noite na Taverna; Macário.
- Casimiro de Abreu: ( 1839-1860)
Subjetivista como os demais românticos. A saudade e o amor são seus temas prediletos. Os seus poemas são construídos em ritmo fácil, são recitativos. É conhecido como poeta da saudade.
- Junqueira Freire: ( 1832-1855)
Aos 19 anos torna-se padre. Em 1854, com a saúde abalada, abandona o sacerdócio e recolhe-se à casa paterna, entregue à elaboração de sua obra. Tornou-se um modelo da psicose romântica no Brasil, tendo a temática da morte destaque.
- Fagundes Varela: ( 1841- 1875)
Casa-se aos 18 anos. A perda de seu primogênito, levou-o à boemia e ao álcool. O poeta é uma espécie de síntese da nossa poesia romântica; nele se encontra desde o lirismo a modo Gonçalves Dias ou a poesia social, característica de Castro Alves, passando pela poesia religiosa em que foi mestre.

Exercício:

1)    A partir do conteúdo estudado, elabore no verso desta folha 10 perguntas com respostas curtas. Depois monte uma Palavra Cruzada com as respostas a partir da seguinte palavra-chave:






U










L










T










R










A










R










R










O










M










A










N










T










I










C










A







2)    O que diferencia os poetas da segunda geração com os da primeira? Explique demonstrando as características de cada geração.

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