Aula Programada / prof. Durval Filho
A segunda
geração romântica no
Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a
Geração “Mal do Século”.
A segunda geração baseou-se em uma arte
totalmente voltada para o desapego a este nacionalismo da primeira e
“mergulhou” em um exacerbado sentimentalismo e pessimismo doentio como forma de
escapar da realidade e dos problemas que assolavam a sociedade na época.
Sofreu
a influência do poeta Byron, impregnada de egocentrismo, negativismo, boemia,
pessimismo, dúvida e tédio constante. Seu tema preferido é a fuga da realidade,
que se manifesta na idealização da infância, nas virgens sonhadas e na
exaltação da morte. Autores:
-
Álvares de Azevedo: nasceu em 1831
e, antes de contemplar 21 anos, morreu de tuberculose.
Adolescente
dilacerado por seus conflitos íntimos, representa a experiência humana mais
dramática do nosso Romantismo. Sua obra gira em torno da morte, do amor
idealizado, do tédio, a impotência diante do mundo. Seu livro de contos Noite
na Taverna é uma narrativa composta por cinco histórias, ao estilo
gótico, sobre cinco homens que relatam, em um bar, histórias de terror
vivenciadas pelos mesmos. Obras: Lira dos Vinte anos; O Conde
Lopo; Noite na Taverna; Macário.
-
Casimiro de Abreu: ( 1839-1860)
Subjetivista
como os demais românticos. A saudade e o amor são seus temas prediletos. Os
seus poemas são construídos em ritmo fácil, são recitativos. É conhecido como
poeta da saudade.
-
Junqueira Freire: ( 1832-1855)
Aos
19 anos torna-se padre. Em 1854, com a saúde abalada, abandona o sacerdócio e
recolhe-se à casa paterna, entregue à elaboração de sua obra. Tornou-se um modelo
da psicose romântica no Brasil, tendo a temática da morte destaque.
-
Fagundes Varela: ( 1841- 1875)
Casa-se
aos 18 anos. A perda de seu primogênito, levou-o à boemia e ao álcool. O poeta
é uma espécie de síntese da nossa poesia romântica; nele se encontra desde o
lirismo a modo Gonçalves Dias ou a poesia social, característica de Castro
Alves, passando pela poesia religiosa em que foi mestre.
Exercício:
1)
A
partir do conteúdo estudado, elabore no verso desta folha 10 perguntas com respostas
curtas. Depois monte uma Palavra Cruzada com as respostas a partir da seguinte
palavra-chave:
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U
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2)
O
que diferencia os poetas da segunda geração com os da primeira? Explique
demonstrando as características de cada geração.
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