sexta-feira, 24 de julho de 2015

A transição para o Realismo nos contos de Machado de Assis

E.E.Padre João Greiner
Planilha da Proposta de ensino por resolução de problemas 

Título do projeto:  
                                A transição para o Realismo nos contos de Machado de Assis
Disciplinas envolvidas no projeto: Literatura
Autor e responsável pela execução: Durval Rabelo Guimarães Filho
População Alvo: Alunos do segundo ano do ensino médio

Justificativa do Projeto:
‘O Realismo é uma reação contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.’ 
(Eça de Queirós)
O assunto a ser estudado será o período literário do Realismo, momento em que a concepção romântica do Homem em relação ao mundo vai se modificando;  e a idealização cede lugar  “ a uma concepção científica e materialista. Tal visão de mundo decorre do enorme valor que se atribuiu à ciência, vista na época como o único instrumento seguro para explicar a realidade e também gerar riquezas. O espírito científico era considerado como critério supremo na compreensão e análise da realidade. A ciência vai determinar as novas maneiras de pensar e viver.”[1]
Machado de Assis que no início de sua obra publicou obras com traços românticos e depois definitivamente tornou-se realista é tema obrigatório de estudo e reflexão. Nosso objetivo é apresentar o contexto histórico desse período, suas características e, principalmente, fazer com que se pesquise e entenda as teorias do Determinismo e da Causa e Efeito, isso tudo a partir da leitura, não de trechos, mas da obra completa. Neste primeiro momento, uma coleção de contos por nós pesquisada. 
a)      A partir da leitura das obras de Machado de Assis, é possível identificar e diferenciar os estilos e características que ora se aproximam do Romantismo ora do Realismo?
b)      Os conceitos científicos de condicionamento das personagens ao ambiente, onde as “personagens aparecem condicionadas a ‘fatores naturais’  (temperamento, raça, clima)  e a ‘fatores sociais ou culturais ‘ (ambiente, educação)” podem ser observadas nos contos lidos?
c)      Nas obras do Realismo aparece a causa e o efeito. Como compreender essa relação no texto? Pode-se hoje em dia aplicar essa relação lógica e racional da causalidade na vida cotidiana?


Competências e Habilidades:
Durante os dias de trabalho e pesquisa os envolvidos no projeto vão compreender as características do período literário e através do estudo dos clássicos de Machado de Assis poderão refletir sobre a sociedade da época e interpretar os textos do autor que ainda hoje é pouco estudado no ensino médio por dificuldade de compreensão tanto por parte de alguns educadores como por parte dos jovens estudantes.
Ao aprofundar no estudo e mergulhar na obra com mais bagagem teórica faremos com que os alunos identifiquem os aspectos relacionados ao estilo realista e façam a leitura do passado contextualizando com o presente, fazendo-os apreciarem um autor que traz um texto filosófico e crítico, promotor de análises profundas e reveladoras.


Programação:
● Contexto histórico do período
● Características do Realismo
● Biografia de Machado de Assis
● Leitura de contos de diversas fases do autor
● Determinismo e Causa e Efeito


Estratégia de execução do projeto:
Com a utilização de vídeo e DVD, apresentar programas que tratam do tema. Assistir filmes como o Memórias de um sargento de milícias, de Joaquim Manuel de Macedo, obra de transição do Romantismo para o Realismo. Também do filme, adaptado do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Como o objetivo maior é a promoção da leitura e interpretação de textos, promover-se-á a leitura integral de contos de Machado de Assis, cada aluno lerá no mínimo três contos de uma série de 15 selecionados. Depois responderá por escrito as questões propostas acima para num outro momento compartilhar com os colegas, de forma oral, as conclusões que ele chegou em relação ao texto, recontando inclusive a história por ele lida.


Descrição dos resultados esperados:
Fazer com que os alunos compreendam melhor o grande escritor que é Machado de Assis, a importância de se estudar os clássicos, indo além do fragmentário livro didático que propõe muito conteúdo, mas deixa a desejar no aprofundamento do estudo literário e científico.


Custos:
Impressão dos contos: 45,00
 hora/aula para  pesquisa e elaboração do projeto: 180,00



[1] Os trechos entre aspas foram retirados do site: http://prof.saulo.vilabol.uol.com.br/Realismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário